domingo, 11 de janeiro de 2009

Corrupção

Há alguns dias assisti a uma aula de geopolítica, e depois cheguei em casa e me deparo com um post do Blog do Assis, comecei a fazer um comentário, quando percebi que meu comentário estava ficando maior que o texto, me dei conta que era um ótimo assunto para um post, mas só pude "por pra fora" agora que passaram as provas do vestibular.


Bem, todos nós reclamamos que o Brasil é um dos países com mais políticos corruptos, e vem eleição, vai eleição só mudam os nomes, que a robalheira continua. Mas esquecem de quando colaram naquela prova do colégio e riram do colega que estudara e fora pior que vocês que colaram; ou aquela outra vez na fila para comprar ingressos para o jogo do seu time, e tu encontrou aquele conhecido e pegou um "furo" com ele, e depois se achava o melhor por ter comprado o ingresso antes dos que estavam na fila a muito mais tempo que tu. Se eu fosse citar todas situações nas quais nós somos corruptos, ficaria horas e horas escrevendo, essa são as mais freqüentes e que não percebemos que é uma forma de corrupção.


Nós criticamos tanto os políticos que roubam montanhas e montanhas de dinheiro, e quando alguém diz que estamos errados em furar filas, colar em provas, que somos tão corruptos quanto eles, usamos aquele velho e conhecido argumento: "Mas é só uma prova e eles roubam muito dinheiro.", e aí pergunto será que essa pessoa que fura filas, esses corruptos "menores" se tivessem poder para roubar tanto dinheiro, como fazem os nosso políticos, não roubariam?


Então antes de criticá-los, não estou aqui para defendê-los, pensem e parem com esses pequenos hábitos, e falem ao seus amigos que ainda se vangloriam desses atos que isso é errado, em algum momento eles irão refletir sobre isso e verão que tu estavas certo e criticarão os seus respectivos amigos e assim em diante. Óbvio que esta mudança não será nem imedianta nem rápida, por que é meio complicado para uma nação que tem essa mentalidade , de obter vantagens sem esforço, a aproximadamente 500 anos mudar assim de uma hora para outra, essa é uma mudança lenta. Quem sabe nossos futuros sucessores, possam vivenciar essa mudança?


Sendo assim, não importa quem tiver no poder não mudará nada, essa mudança começa pelo povo!



concurso geistolia


PARTICIPEM ! Clicando no link acima.


4 comentários:

Jenneffer Keffer disse...

passa no meu blog q tem selo pra vc

Anônimo disse...

Uma única vez o povo demonstrou isso: No impeachment do Ex-Presidente Collor. O povo deveria ter aprendido com isso e tomado outras atitudes parecidas. Mas um dia isso vai acontecer.
Abs,
Amilton.

Carlos Henrique Leda disse...

Olá, o que você falou é bem o meu pensamento, pena que as pessoas que hoje promovem pequenas corrupções creiam que há diferença entre os atos.
Se tiver interesse, veja o artigo onde também escrevi sobre isso: http://mundiota.blogspot.com/2007/09/podemos-criticar-nossos-polticos.html

parabéns

.ana disse...

É verdade, são pequenos atos do nosso dia-a-dia que revelam nosso caráter. Eis o famoso "jeitihno brasileiro"...
Beijo

Postar um comentário