quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Gentilezas

Semana passada voltei a minha rotina de corridas da polícia diárias, e voltando para casa estava prestes a atravessar a rua e no mesmo momento estava passando um carro, imediatamente parei para ele passar (ou por ele ser bem maior que eu!), aí é que vem a surpresa ao invés de seguir o seu caminho ele pára para eu passar, mas segui dando passagem a ele, e nisso alguns carros atrás buzinando já, quando ele insisti em me dar passagem, daí eu atravesso a rua e sigo o meu caminho.


No caminho até em casa fui refletindo sobre isso, e pensando isso pode ser um bom assunto para um post (o assunto é bom, meu post até não precisa ser tanto), e para completar tudo eu tinha visto antes em alguns blogs a seguinte campanha: "Gentileza gera Gentileza", não precisou mais nada.


Percebi, que principalmente no trânsito de Porto Alegre, ninguém mais "nem da nem recebe gentilezas", é em qualquer situação as pessoas desacostumaram a receber gentilezas que ficam totalmente agradecidas, não critico o fato de ficarem agradecidas, só acho que isso deveria ser natural, inerte ao ser humano.


Um dos bons costumes está se extiguindo entre nós, não deixamos morrer esse "sentimento".


gentileza gera gentileza


E volto a pedir que comentem, seja para elogiar seja para criticar!

8 comentários:

Goborges disse...

estou certo de que sim meu amigo.
um gesto de gentileza com uma pessoa "a obriga" a repassar este gesto. a nossa consciência é sabia...

Unknown disse...

Olha Eduardo, aqui em Blumenau a coisa estava assim, mas acho que trânsito piorou tanto neste últimos anos, que os motoristas estão melhorando, sendo mais gentis.
Abraços

Eduardo Osorio disse...

É não é só no trânsito, mas é uma das melhores situações para exemplificar.

Abraço

Daniela Figueiredo disse...

O estresse da cidade grande e movimentada faz com que a gentileza seja deixada de lado, infelizmente. Logo que me mudei para Porto Alegre, o que mais me impressionou foi a pressa das pessoas, eles pareciam aquele coelho do livro Alice no País das Maravilhas, sempre atrasados. Com o tempo entrei no ritmo também. Ando sempre apressada. No interior que a gente ainda vê atitudes assim: parar o carro antes da faixa de segurança, andar devagar... Uma coisa que percebo que acontece tanto na capital como no interior, é jogar lixo na rua. Gentileza também é tratar bem o lugar onde se vive.
Beijos.

Anônimo disse...

Realmente é muito raro algum motorista parar para passarmos, mesmo na faixa de segurança e quando isso acontece ficamos um pouco indecisos.
É preciso agir com gentileza para gerar novas gentilezas.
Tenha um ótimo final de semana.

Elaine Maciel disse...

Muito legal a sua iniciativa ;)

Bom fim de semana, Nane

Anônimo disse...

O fato de Gentileza gerar Gentileza, é como ser educado, respeitar a opinião dos outros, ouvir, todas essas iniciativas, necessitam de uma retribuição, acho eu que é por não estarmos acostumados com essas demonstrações, não sabemos lidar com elas.
Assim como o Eduardo ficou parado esperando que o carro passasse, em um ato irracional, o motorista do carro que estava apenas querendo fazer uma gentileza, acabou sendo "criticado" pelos outros outros motoristas.
É isso pessoal sou completamente a favor dessa campanha, "Gentileza gra Gentileza", vamos ser gentis, educados, respeitosos, acho que com essas iniciativas todos nós podemos ser pessoas melhores, esperamos que os outros retribuam, mas não se assombrem se muitos nem notarem.
Bejus e bom final de semana a todos.

Eduardo Osorio disse...

Como a Dani disse lixo no chão, custa guardá-lo e esperar até ver uma lixeira?

Postar um comentário