sábado, 27 de dezembro de 2008

Tu tens orgulho de que?

Esses dias eu vi um show de stand-up comedy do talentosíssimo George Carlin, em certa feita ele satiriza o fato de a grande maioria das pessoas gritarem aos quatro ventos "Eu tenho orgulho por ter nascido em tal lugar.", aqui no Sul isso é muito comum e exagerado pelo fato de sermos um povo muito orgulhoso bairrista.
Definição de orgulho: é um sentimento de satisfação pela capacidade ou realização pessoal.
Sendo assim, a meu ver, dizer: “Tenho o
rgulho por ser gaúcho.”, uma demonstração de ignorância gafe. Visto que tu não tiveste nenhuma influência, nenhum mérito a respeito disso, não digo que possa ter sido um mero acaso por existir outros fatores relacionados a isso.




Eu acho justo tu sentires orgulho por ter passado no vestibular, por ter comprado algo que tu querias com o teu esforço, sentires orgulho por algum familiar ou amigo que atingiu algum objetivo, desde que tu tenhas influenciado positivamente neste sucesso.

Gostaria de deixar bem claro que esta é apenas a minha opinião, que pode perfeitamente divergir dos outros colaboradores deste simples blog veículo informativo.

E pedir que me critiquem e corrijam sem pensar duas vezes.

8 comentários:

Goborges disse...

concordo.
ahh eu so gaúcho!!!
serio. viva o marketing pessoal

Goborges disse...

Gostei do post tchê!

Eduardo Osorio disse...

é disso q eu to falando

Anônimo disse...

Eu sou gaúcho e me orgulho disso, pois me comporto de maneira que engrandessa nosso estado e em todos os lugares que vou sempre digo que sou gaúcho. Tenho visto que há muita inveja dos gaúchos justamente por sempre se destacarem em suas atividades.
Vim conhecer seu blog por meio do seu convite do dihiit.
Desejo sucesso.
Abraço.

Ciça disse...

"orgulho: aquilo de que alguém pode orgulhar-se." Levando em consideração essa definição, gaúchos que se orgulham do estado em que nasceram, orgulham-se, muitas vezes, da história do estado. É inegável a história e o quanto a do nosso estado é única. Sim, eu me orgulho em ser gaúcha. Me orgulho em saber que alguém, num passado nem tão distante, tentou algo em benefício ao nosso estado. (ou em benefício a si próprio, vai saber) Mas que hoje o RS é diferente dos outros, aaah isso é.

Eduardo Osorio disse...

A questão que nós não tivemos nenhuma escolha, nenhum mérito em sermos gaúchos, por isso acho errado falar "eu tenho orgulho de ser gaúcho", o que não quer dizer que eu não seja feliz em ser gaúcho, pelo contrário não trocaria o Rio Grande do Sul por livre espontânea vontade, apenas por algum motivo de força maior.
Não é melhor dizer "Eu estou muito feliz por ser gaúcho"? isso não diminui o amor que tu sentes ou te torna menos gaúcho. Só acho que usamos a palavra orgulho erroneamente.

joao Assis disse...

Eduardo,
Esse sentimento faz muita falta á nosso povo,que deveria sim,ter mais orgulho de ser Brasileiro,certamente que teríamos um País melhor,os americanos são assim.
Um grande abraço,amigo.

Eduardo Osorio disse...

João,
Como posso ter orgulho de algo que não dei nenhuma contribuição, partindo do princípio que orgulho seja um sentimento de satisfação pela capacidade ou realização própria. O fato de tu ser brasileiro só não é um acaso por que fatores ecônomicos, sociais, entre outros influenciaram na "escolha" dos teus pais te terem aqui, sendo assim tu não influenciaste nisto.
Agora uma coisa é tu dizeres "Tenho orgulho do Brasil.", por que tu pagas impostos, tu votas, tu trabalhas, contribui para a prosperidade do país, isso sim é motivo de orgulho. O fato de eu ser brasileiro e gaúcho é motivo de felicidade para mim, não sinto orgulho visto que eu não contribui para isso, não tive méritos.

Abraço e um feliz 2009!

Postar um comentário